quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dia do Profissional Nutricionista

"Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e eficiência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Ao cumprir este juramento com dedicação, desejo ser merecedor dos louros que a profissão proporciona."

Ao estender o braço direito e dizer essas palavras quando me formei, jurei honrar, com estudo, trabalho e ética, a profissão que escolhi. 

Não considero status ou orgulho. "Cada um nasce para o que é". Portanto, cada pessoa define sua carreira profissional por sua vivência familiar, habilidades, gostos pessoais.

Mas se sinto realizada ao iniciar meus primeiros estudos na ciência da Nutrição há 20 anos, no técnico. Auxiliar na saúde do indivíduo.

Neste tempo, a roda virou pirâmide e agora pode ser um prato; o ovo já foi vilão e redimido (assim como outros alimentos); em todo verão, uma nova dieta e um "superalimento emagrecedor"...

O que não modificou foi a busca massiva por informação, tanto por parte dos pesquisadores, quando dos pacientes. Cada nova reportagem, um "Globo Repórter", gera nova onda de questionamentos. 

Participar de congressos, ter projetos aprovados e premiados, a divulgação do seu trabalho em mídias e repassar conhecimento e experiência aos próximos profissionais em formação, é sempre gratificante. 

Porém... devo, sim, agradecer aos meus pacientes, pela confiança na Nutrição como parte do tratamento, sejam eles saudáveis ou portadores de patologias. A cada "Deus de abençoe", "bom trabalho", "você é um anjo" e "vou ficar magra como você", sinto satisfeita pela diferença que possa ter realizado e me certifico que temos um pouco de psicólogo, de médico, de amigo e de mãe (daquelas que puxam orelha!). 

Algumas vezes, esse sentimento de valorização por parte do paciente é demonstrado na forma de presentes e chocolates aparecem na sua mesa! Mas, ok! O chocolate amargo é recomendado para saúde! 

Compartilho com vocês a dedicatória em um livro que recebi anos atrás, cujo autor é de um filho de um paciente, e o qual nunca conheci pessoalmente: 

"Doutora, obrigado por cuidar do meu pai! Apesar de o conteúdo deste livro não ser de sua especialidade, tomo emprestado as palavras do meu pai (ignorante do saber formal; porém, um intelectual do conhecimento popular): saber nunca é demais e não ocupa lugar.

Abraços e saudações universitárias
Nelson Pedro Silva

PS.: A senhora conseguiu uma proeza: meu pai está fazendo regime alimentar, pela primeira vez em toda a sua vida. Peço-lhe, portanto, que o elogie bastante. Freud diz que só aprendemos por amor a alguém. Pois bem, a senhora ensinou meu pai a aprender e a novamente gostar de viver.

Mais uma vez, obrigado! 

Filho, com muito orgulho, do Seu Pedro."

O "Seu Pedro" é um senhor analfabeto e disse, na época, que nem sabia o que o filho tinha escrito, mas tinha orgulho de ter conseguido formar seus quatro filhos na universidade...

E isso, só porque fiz o meu trabalho! 

"(...) valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza (....)"

Parabéns, amigos e colegas nutricionistas, por proporcionar saúde aliada ao prazer de comer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário