domingo, 15 de janeiro de 2012

Alimentação Fora de Casa

Se alimentar fora de casa pode ser por prazer ou por necessidade.

A primeira opção, para conhecer e deliciar uma culinária que apreciamos.

Na segunda, a correria do dia a dia muitas vezes não nos permite preparar refeições ou estas não são mais disponibilizadas nas empresas, devido custos ou espaço.

Portanto, resta confiar...

E, ainda mais no verão, a higiene alimentar deve ser mais cuidadosa, pois o calor predispõe ainda mais os riscos de intoxicação ou infecção alimentar, pela produção de toxinas (botulismo) ou crescimento bacteriano (salmonelose) ou viral (cólera), por exemplo.

Portanto, seguem algumas dicas:
- não tenha vergonha de conhecer o local onde come: o cartaz "visite a nossa cozinha" está por força de lei municipal e é seu direito;
- observar (e sentir) se os balcões de saladas estão realmente frios e os de preparações suficientemente quentes;
- evitar pegar alimentos e preparações com os mesmos talheres;
- observar se os funcionários estão paramentados de avental, rede para cabelo e touca, unhas curtas, sem adornos (brincos, anéis) e sem barba;
- não necessariamente os funcionários precisam fazer uso de luvas, mas, caso façam, a troca deverá ser constante: o melhor é ter as mão livres e higienizá-las a todo momento.

Veja mais informações e minha participação no link da reportagem "Aumentam os riscos de comer fora durante o verão", exibida pela TV Brasil, programa "Repórter Brasil", em 05/01/12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário