segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Lá vem o sol...

Como já adiantei no post anterior, os cuidados no verão são muitos, em relação à alimentação.

A hidratação é extremamente importante e nem sempre perceptível.

Neste, falarei do sol. Sabia que sem ele, uma vitamina de diversas ações, não é ativada? A vitamina D é responsável pela prevenção de osteoporose, além de doenças como hipertensão, diabetes mellitus, cânceres, e outros processos metabólicos e imunológicos.

As fontes alimentares são vegetais (forma ergocalciferol) e animais, como ovos, peixes e fígado (forma colecalciferol), porém as quantidades presentes são insuficientes para a recomendação diária (dependendo da idade, entre 5 a 15 mg). Alguns produtos são enriquecidos, mas ainda assim não atingem a recomendação.

Porém, para serem bioquimicamente utilizadas (pouparei os "detalhes sórdidos", rs), ambas formas necessitam dos raios solares. Que mãe nunca deixou de levar o filho para "tomar banho de sol" diariamente?
Ou seja, de nada adianta a suplementação isolada. E lá vem o sol!

Agora, como explicar que a população brasileira, país em sua maior parte de clima tropical, ensolarado durante grande parte do ano, esteja com deficiência dessa vitamina?

Reportagem da "Folha Equilíbrio", de novembro de 2009, trouxe resultados de estudos da USP e da Unifesp, demonstrando que esta deficiência está presente, atingindo diversas faixas etárias.

Isso pode ser explicado pelo fato das pessoas não se exporem mais ao sol. Sim, o "branco escritório" impera! Sem contar o uso de filtro solar, mesmo nessa condição.

Obviamente, a recomendação não é sair em sol pleno meio dia, nem se revoltar com seu dermatologista. Porém, aproveitar os horários até às 9 hs e após às 16 hs, quando o sol está mais ameno e praticar uma atividade ao ar livre, ou somente caminhar pela Av. Paulista, já ajudam para que seu organismo tenha condições de prevenir, de forma tão simples, problemas de saúde sérios e de complicações.

Lembre-se disso: arregace as mangas da camisa, coloque uma bermuda ou saia, "quando o sol bater na janela do seu quarto"...

2 comentários:

  1. Oi Renata,
    Tudo bem?
    Adorei a reportagem. Procuro colocar em meu blog, também, informações a respeito da saúde alimentar, acredito ser muito importante, gostei muito da matéria e resolvi postar lá. Obrigada pelas informações. Obrigada também pelas recomendações de proteção solar. Aqui em Recife, Olinda tá um calor escaldante. Adorei o teu blog e já estou seguindo. Apareça sempre. Sinta-se à vontade. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciana!
    Que bom que gostou do blog e estará seguido.
    A proposta é sempre manter informações e receitas, mas dúvidas e opiniões são bem-vindos!

    ResponderExcluir