segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Só "Contar Calorias" Resolve o Problema do Emagrecimento?

Os Vigilantes do Peso, um dos maiores grupos de trabalho para acompanhamento de redução de peso, divulgaram, este mês, que "o sistema de contagem de calorias está ultrapassado" (veja matéria na Folha Online)

"Carboidratos = 4 kcal"
"Proteínas = 4 kcal"
"Gorduras = 9 kcal"

Essas informações são obrigatórias e necessárias no rótulo de todos produtos alimentícios.

Mas pensar no alimento somente como uma "fonte de calorias" é simplificar demais o complexo processo da nutrição. E, principalmente, do emagrecimento.

Isso porque nem sempre o alimento possui aquele exato valor calórico ali apresentado. Sabe por que?

O alimento pode ser influenciado pelo solo, pelo clima, pelo armazenamento e pelo processo de produção.

Além disso, é preciso comparar alimentos diferentes, mas com o mesmo valor calórico. Se pensarmos em quantificar as calorias, tanto faz consumir qualquer um deles. Mas, e a qualidade? Não seria melhor "abrir mão" de umas poucas calorias à mais, para que a qualidade seja melhor e o organismo, como um todo, se nutra e se recupere?

Para poder realizar uma alimentação adequada ao seu corpo e sua rotina diária, seria preciso que o paciente realizasse um exame específico para calcular quantas calorias são gastas em repouso, a calorimetria indireta. Só que nem sempre é possível. 

Por isso, o profissional nutricionista utiliza ferramentas mais práticas para ser utilizadas em consultório, como medidas corporais e anamnese, e cálculos estimados, para que seja atingido o objetivo, tanto do paciente, quanto do profissional. Porém, nunca se abrirá mão de que A SAÚDE está em primeiro lugar.

Um comentário: