sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal!

Já me desculpo pela minha ainda ausência no blog, mas, como resolução de 2011, prometo estar mais presente aqui. E começo ainda este ano, com postagem semana que vem, sobre sugestão de ceia de Réveillon e tradições.

Por agora, depois que todos aproveitaram a ceia de Natal e também o almoço, cheio de preparações especiais para a data, panetones e doces...

Conselho! (que também serve como "puxão de orelha")

Lembre-se que as festas duram só dois dias. Evite a tentação de ficar comendo aqueles doces que sobraram, a cada passada na cozinha, "porque senão vão jogar fora". O alto consumo de calorias, juntamente com o consumo de bebidas (também calóricas, não se esqueçam), sobrecarrega o metabolismo, o trabalho dificultado do fígado e a "esperada" ressaca... Junta-se a preguiça que este processo gera... Tudo isso vai ser estocado no organismo no tecido adiposo. E aquele trabalho do ano todo (ou quase, para entrou na academia em outubro) se vai em pouquíssimo tempo e ainda às vésperas das férias de verão!

Outro cuidado em relação às sobras é sobre o reaproveitamento. A manipulação de alimentos prontos, como peru e carnes assadas, para preparo de novos pratos, deve ser, de preferência, evitada, por causa do grande risco de contaminação e consequente transmissão de doenças. Mas, para não ter desperdício, cuide para que esses alimentos sejam reaquecidos pelo menos por 20 minutos e consumidos ao final do preparo.

E, como dica para que essas duas situações não ocorram é preparar quantidades menores. Mesa farta sempre é um desejo de Natal, mas consciência ambiental também está na moda!

Aproveitem e juízo!

Um comentário:

  1. Feliz Natal, minha querida! Suquinho bom ontem de capim sei lá do quê... Só vc pra acabar com a minha ressaca...

    ResponderExcluir